Skip to main content

Dia da Ciência e da Juventude & Gerações Futuras. Esses foram os temas do 5° dia da COP27, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Sharm El-Sheikh, no Egito.

Nesta quinta-feira, dia 10, nossos diretores Sérgio Myssior e Thiago Metzker, que   participam desde a abertura da conferência, tiveram a oportunidade de conversar e entrevistar diversas lideranças, políticos e ativistas. 

Como observadores internacionais, além de parceiro estratégico de mídia do ICLEI e de mídias brasileiras, Sérgio e Thiago, do Grupo MYR e do IBAM, trazem aqui uma tradução diária do maior encontro do mundo sobre a mudança do clima. 

Acompanhe o que foi destaque no 5° dia da conferência global!

COP27 5° dia: Juventude e Gerações Futuras

Garantir que a voz dos jovens e das futuras gerações seja ouvida é um dos objetivos da COP27. Na data de ontem foi formalmente inaugurado o pavilhão da Juventude, um importante espaço de interação e de fortalecimento do engajamento juvenil.

A juventude foi um dos grandes destaques neste 5° dia da cúpula do clima. Os jovens tiveram a oportunidade de compartilhar histórias de superação, bem como dialogar sobre seus diversos desafios na agenda climática.

A Juventude interagiu com formuladores de políticas e profissionais, como os Defensores de Alto Nível e as partes interessadas não-partidárias.

 Manifestações

Em protesto, um grupo de jovens ambientalistas se reuniu hoje, no centro de convenções da COP27,  proferindo palavras de ordem que exigiam a expulsão dos que eles chamam de “criminosos dos combustíveis fósseis”. 

O grupo se referia ao número recorde de lobistas presentes em uma COP. Esta edição da cúpula do clima conta com a participação de mais de 600 lobistas de combustíveis fósseis, representando um aumento de 25% em relação à COP26.

Hoje, até um famoso dinossauro, que atraiu muitos curiosos para fotos, deixou seu recado na COP27: “Don´t choose extinction” ou, em português, “Não escolha a extinção”.

O personagem Frankie The Dino também foi uma das estrelas da COP26! Veja o vídeo.

Entrevistas com Ativistas: Natasha Kusiima e Marrian Sampaio

Nossos diretores, Sérgio e Thiago, conversaram com Natasha Kusiima, Environment & Human Rights Defender, da Uganda. “Ela nos reportou a dificuldade de chegar à COP27, devido aos altos custos, e, inclusive, de conseguir as credenciais para entrar”, comentou Sérgio. 

Confira a entrevista com Natasha Kusiima, da Uganda:

Já Mahryam Sampaio, ativista e embaixadora da Juventude pela ONU, “compartilhou conosco uma visão mais otimista, da amplificação dessas vozes na conferência”, completou Sérgio. 

Veja agora a entrevista com Mahryam Sampaio, embaixadora da Juventude pela ONU:

COP27 5° dia: Ciência 

O Dia da Ciência foi marcado por painéis e eventos para a apresentação dos resultados de relatórios e suas recomendações, com a finalidade de aumentar o envolvimento da comunidade climática, dos profissionais e de diferentes stakeholders nas discussões e engajamento quanto às mudanças climáticas.

Nesta quinta, inclusive, o grupo de pesquisa independente Climate Action Tracker (CAT)  divulgou um relatório apontando a disparada pela procura de gás natural, por causa da guerra na Ucrânia, o que coloca em risco a meta de limitar o aumento da temperatura global até 1 grau e meio. 

Assim, o Dia da Ciência foi dedicado às análises do cumprimento das metas estabelecidas em compromissos anteriores.

Em 2022, foram divulgados vários relatórios científicos de referência do IPCC, da UNEP e de outras instituições, comprovando que a mudança do clima tem sim origem antropogênica e que se não limitarmos a concentração de GEE e o aumento da temperatura, as consequências para a humanidade serão caras, mas principalmente desastrosa. 

Paulo Artaxo, Professor do Instituto de Física da USP

Nesta quinta, Sérgio Myssior e Thiago Metzker também entrevistaram o professor do Instituto de Física da USP, Paulo Artaxo. “Ele nos trouxe o relato sobre a desconexão da prática com a teoria”, disse Thiago.

O professor comentou que, “infelizmente, há uma desassociação  

completa entre o que diz a ciência, entre as necessidades da sociedade civil e o que é discutido nas mesas de negociação entre os países, em que prevalece os interesses individuais de cada País”, lamentou Paulo Artaxo.

Acompanhe a entrevista com o professor Paulo Artaxo:

 Brazil Climate Action Hub: Justiça Climática e os Tribunais

O Brasil segue em destaque na COP27. 

O painel “A Justiça Climática e os Tribunais:  A Proteção dos Direitos Humanos no Contexto da Crise Climática”, no Brazil Climate Action Hub, contou com a participação do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, e da líder indígena brasileira, Sônia Guajajara, entre outras lideranças.

A sessão explorou o papel dos órgãos judiciais na defesa dos direitos humanos no contexto da emergência climática, reunindo  juízes, advogados, acadêmicos e outros ativistas e lideranças indígenas.

Líder indígena brasileira, Sônia Guajajara

Em sua fala, Sônia Guajajara ressaltou a importância das lideranças indígenas nos espaços de tomada de decisão.

Ministro do STF, Luís Roberto Barroso

O ministro do STF abordou sobre a importância da intervenção do judiciário nesta matéria ambiental, que deixou ser uma questão política, e sim uma questão jurídica em todo o mundo. “Essa é uma das grandes causas da humanidade”, afirmou Luís Roberto Barroso. O ministro ressaltou que a Constituição Brasileira prevê a proteção ambiental como um direito do cidadão e um dever do Estado. 

“Ainda existe muita ignorância e muito negacionismo com relação à mudança climática. Além disso, os objetivos do Acordo de Paris não vêm sendo cumprido de forma satisfatória, e o papel do judiciário é fazer cumprir esses acordos, enfatizou Barroso. 

Deputada Federal Indígena eleita por MG, Célia Xakriabá

Em outro momento, neste 5° dia da COP27, a primeira deputada federal indígena eleita por Minas Gerais, Célia Xakriabá, também discursou sobre os desafios que o Governo Lula terá pela frente na área ambiental.

É grande a expectativa agora pela chegada presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, prevista para a próxima semana. Hoje, a deputada federal eleita, Marina Silva, chegou à conferência da ONU.

Entrevista com Txai Suruí, líder indígena de Rondônia (RO)

Sérgio e Thiago também entrevistaram Txai Suruí, liderança indígena, que falou sobre a importância dos povos indígenas na luta climática. “Ela destacou a importância dos povos indígenas na preservação da Amazônia e abordou as questões das periferias das grandes cidades brasileiras onde já são sentidas as mudanças climáticas”, comentou Sérgio.

“É uma crise humanitária. Quando a gente fala em mudança climática, estamos falando principalmente de pessoas, e a gente já está sofrendo essas consequências, especialmente nós, os povos indígenas”, enfatizou Txai Surui.

Entrevista Aline Cardoso, Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de SPE

Em conversa com nossos diretores, Aline Cardoso, Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de SP, mencionou a contribuição da cidade de São Paulo na COP27, em diversas frentes, além dos desafios da cidade relacionados às mudanças climáticas

“Tenho buscado muito no empreendedorismo, na qualificação profissional e no apoio às atividades econômicas, entender como podemos tratar a questão climática, gerando oportunidade, inclusão e competitividade. Por isso, viemos falar também de empregos verdes, do impulsionamento das startups voltadas ao meio ambiente, de vocações inusitadas da cidade como a agricultura, além do ecoturismo”, enfatizou a secretária”.

Confira a entrevista com a Secretária de Desenvolvimento Econômico e Trabalho da Prefeitura de SP, Aline Cardoso:

Painel: Justiça Climática nas Cidades Brasileiras – desafios ao enfrentamento às mudanças climáticas e desigualdade social

Já o painel “Justiça Climática nas Cidades Brasileiras – desafios ao enfrentamento às mudanças climáticas e desigualdade social”, realizado no ICLEI LGMA Pavilion, contou com a participação da ex-ministra Izabela Teixeira como keynote speaker, acompanhada pelo embaixador brasileiro Antônio Patriota, mediação da Secretária de Relações Internacionais da Prefeitura de São Paulo e da ativista indígena Txai Suruí. 

Em seguida, foi iniciado um painel mediado pela Marta Suplicy, acompanhada pelos painelistas Axel Grael, Prefeito de Niterói, do Prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi, e da Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo do Estado de Pernambuco, Inamara Santos Melo. 

Por último, foi convidada a ativista Amanda Costa, do Perifa Sustentável, em um diálogo aberto que enfrenta os dilemas brasileiros por meio da agenda do clima.

Na oportunidade, Txai Suruí enfatizou que “é nas cidades que as soluções são tomadas”. A ativista indígena ainda completou que “a maior parte dos brasileiros não conhece sobre os povos indígenas. Como vencer se não conhecemos os povos originários? Temos que levar este debate para todos os fóruns, planos diretores, legislativo”.

Marta Suplicy destacou a importância de criação de um ministério do povo indígena. “Tomara que o próximo governo faça”, disse.

A ex-ministra Izabela Teixeira pontuou que “muitos de nós chegam aqui sem entender o mundo e sem entender o lugar que ocupam no mundo”. E também disse: “se você quiser abordar justiça climática, é imprescindível enfrentar o racismo estrutural”.

A ativista Amanda compartilhou um vídeo e o processo com o registro do trabalho do mapeamento participativo, em parceria com o instituto Polis e a USP comunidades Vivas, “um plano de ação que irá impactar o nosso território, na região da Brasilândia”, disse.

Grupo MYR na COP27: Principais pautas da Cúpula

Confira agora o boletim de fechamento do quinto dia da COP27, com os principais assuntos debatidos, na visão dos nossos diretores Sérgio Myssior e Thiago Metzker:

MYR na Mídia – COP27

Acompanhe aqui as publicações da Myr nas mídias dos nossos parceiros.

Logo Rádio CDL