O 4° dia da COP27, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, foi inteiramente dedicado ao financiamento climático.
Como observadores internacionais e parceiros do ICLEI, nossos diretores Sérgio Myssior e Thiago Metzker seguem acompanhando a conferência, diretamente de Sharm El-Sheikh, no Egito.
Diariamente, os diretores do Grupo MYR trazem aqui, em nosso blog, além de contribuições em diversas mídias parceiras, um panorama desse grande evento climático, com as principais pautas, discussões e acordos realizados.
Confira o que foi destaque no 4° dia da conferência global!
COP27 4° dia: Prefeitura de SP e ICLEI no Pavilhão do Chile
Organizando pelo ICLEI América do Sul, o painel “Superando as fronteiras climáticas: diálogo político multinível para acelerar a implementação na América do Sul” contou com a participação da Marta Suplicy, Secretária de Relações Internacionais da Prefeitura São Paulo.
Marta Suplicy
Em sua fala no evento desta quarta-feira, 09, Marta Suplicy destacou a importância da colaboração, sugerindo a constituição de uma rede sul-americana e do Caribe, além de compartilhar algumas experiências, em um diálogo aberto entre cidades, estados e países.
Na oportunidade, Marta Suplicy abordou ainda sobre a justiça climática, com relação à necessidade de investimentos e ações para alterar o cotidiano e a qualidade de vida das pessoas que mais precisam.
“Justiça climática significa superar pobreza. Nós temos que cuidar das pessoas que vivem em situação mais vulnerável, e essas pessoas têm que ser ajudadas, ampliando o que elas já fazem”, ressaltou Marta, em uma entrevista exclusiva feita, após o painel, por nosso diretor Sérgio Myssior.
Confira, na íntegra, a entrevista exclusiva do nosso diretor Sérgio Myssior com a Marta Suplicy:
Gonzalo Muñoz
No mesmo painel, Gonzalo Muñoz, empresário e ativista de mudanças sociais, além de Campeão de Ação Climática de Alto Nível (high-level climate action champion) do Chile na COP25, abordou sobre a importância dos espaços de articulação como também da agenda do clima, que deve ser básica para o desenvolvimento de qualquer território. “Esta agenda passou a ser prioritária para o desenvolvimento”, destaca Muñoz. Ainda de acordo com Muñoz “a implementação não ocorre em plenário, mas nos territórios onde as pessoas vivem.”
Nosso diretor Sérgio Myssior também teve a oportunidade de conversar com Gonzalo Muñoz, em entrevista exclusiva.
Foto: Sérgio Myssior em conversa com Gonzalo Muñoz, em entrevista exclusiva.
“Agora é o momento de máxima urgência, de implementação, que vai nos dar um futuro maravilhoso. Isso não é um assunto político, não é um assunto ideológico. Todos nós queremos habitar em um lugar com água pura, com bom ar, com a natureza se manifestando virtuosa”, enfatizou Gonzalo.
Confira, na íntegra, a entrevista do nosso diretor Sérgio Myssior com Gonzalo Muñoz:
COP27 4° dia: Brazil Climate Action Hub
O painel “Transição (realmente) justa: a transformação energética acontece nas cidades”, no Brazil Climate Action Hub, contou com a participação de diversas autoridades brasileiras.
Além de Marta Suplicy, que também participou desse outro encontro, marcaram presença:
- Marília Carvalho, Secretária de Meio Ambiente do Governo do Estado de Minas Gerais;
- Axel Grael, Prefeito de Niterói (RJ);
- Fernando Chucre, Secretário de Infraestrutura e Meio Ambiente do Governo do Estado de São Paulo;
- Inamara Melo, Secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Governo do Estado de Pernambuco;
- Ary Vanazzi, Prefeito de São Leopoldo (RS);
- Germano Bremm, Secretário de Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade da Prefeitura de Porto Alegre (RS) e
- Julio Cesar Santos, Secretário de Agricultura e Pesca de Maricá.
Criado por organizações da sociedade civil para dar visibilidade à ação climática brasileira, o espaço Brazil Climate Action Hub marca presença no evento desde a COP25, em Madri, Espanha.
Axel Grael, Prefeito de Niterói (RJ)
O prefeito de Niterói (RJ), Axel Grael, que também é engenheiro florestal e ambientalista, discursou sobre o case de sucesso: a moeda social Arariboia, entre outras experiências bem-sucedidas no município.
Lançada em novembro de 2021, a moeda social da Prefeitura já é uma realidade em Niterói e serve de inspiração para outros municípios.
A moeda social foi idealizada para combater as desigualdades sociais, fomentar o desenvolvimento econômico e social das comunidades e estabelecer meios para atingir a erradicação da pobreza e a geração de emprego e renda para as camadas mais carentes da cidade.
Painel “Década Perdida das emissões brasileiras”
Nosso diretor Sérgio Myssior também destacou a importância do painel “A década perdida das emissões brasileiras: o que revelam dez anos de estimativas anuais feitas pela sociedade civil” desta quarta-feira, 09, no Brazil Climate Action Hub.
No painel, foi abordado o aspecto relativo aos Gases de Efeito Estufa (GEE) nas cidades. O Brasil é o 6° maior emissor de GEE do mundo. O setor de transportes é considerado o de maior emissão. “Mas não se percebe ainda, no Brasil, uma evolução para evitar a emissão de gases de efeito estufa de forma relevante”, comentou Sérgio.
Thiago Metzker alertou sobre dados relevantes quanto à emissão de gases de efeito estufa no Brasil, divulgados na apresentação de pesquisadores do IPAM e do Observatório do Clima.
“Na atualização do Inventário de Emissão, eles observaram, mais uma vez, que o desmatamento no Brasil é responsável por mais de 90% das emissões. Fazendo um ganho com o dia do financiamento climático, portanto, evitar o desmatamento é a forma mais barata de se diminuir as emissões”, enfatizou Thiago.
Grupo MYR na COP27: Principais pautas da Cúpula
Confira agora o boletim de fechamento do quarto dia da COP27, com os principais assuntos debatidos, na visão dos nossos diretores Sérgio Myssior e Thiago Metzker:
MYR na Mídia – COP27
Acompanhe aqui as publicações da Myr nas mídias dos nossos parceiros.