Skip to main content

9º dia da COP28: Jovens no centro da diplomacia climática!

No 9º dia da COP28, em 8 de dezembro, o tema central foi o “Dia da Juventude, Crianças, Educação e Habilidades”! 

Cada geração, bem como cada indivíduo, desempenha um papel vital na ação climática, visando manter o aumento da temperatura global abaixo de 1,5°C.

Com isso, a programação de hoje colocou os jovens no centro da diplomacia climática, abordando temas essenciais relacionados ao engajamento da juventude na construção de um futuro sustentável.

A COP28 vai até 12 de dezembro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. 

Fique por dentro dos principais acontecimentos da 28ª Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas, com a cobertura exclusiva do Grupo Myr!

Diretamente de Dubai, nossos diretores Sérgio Myssior e Thiago Metzker seguem acompanhando ativamente a Cúpula do Clima. Confira o nosso balanço deste 9º dia da COP28!

 

 

9º dia da COP28: A voz da Juventude é indispensável para alcançar resultados climáticos ambiciosos!

Para ampliar a participação dos jovens nas questões climáticas, o 9º dia da COP28 contou com o “Diálogo Climático Juvenil de Dubai“, o segundo fórum climático liderado pelos jovens na COP. 

Este grande evento permitiu uma interação direta da sociedade civil juvenil com os negociadores, colocando os jovens na tomada de decisão em relação às questões climáticas.

 

Premiação: Jovens à frente de soluções climáticas 

Neste  9º dia da COP28, duas jovens foram homenageadas, entre centenas de participantes de 120 países, como vencedoras dos “Prêmios Globais de Ação Climática da ONU”, destacando seus esforços para tornar suas comunidades locais mais sustentáveis, resilientes e equitativas.

São elas:

 

  • Michelle Zárate Palomec, de 27 anos, do México

Michelle lidera iniciativas na organização  Espaço de Encontro das Culturas Originárias, proporcionando acesso à água limpa e suficiente para comunidades indígenas altamente marginalizadas no estado de Oaxaca. 

Nessa região, onde os recursos hídricos são escassos e a poluição da água acentua desigualdades sociais e de gênero, seu trabalho é fundamental!

 

  • Sebastian Mwaura, de 35 anos, do Quênia.

Mwaura é cofundador da Yna Quênia, uma iniciativa dedicada a impulsionar a adoção de veículos elétricos. 

Seu foco central é estabelecer uma rede de carregamento robusta, alimentada por fontes de energia renováveis. 

Além disso, Mwaura lançou o programa HerGo, com o intuito de atrair mulheres para o setor de transporte de mobilidade elétrica.

 A meta é criar 12.000 empregos para mulheres, tanto como motoristas quanto como proprietárias de estações de carregamento.

 

Recado da Campeã do Clima Juvenil da COP28

Representante do Governo dos Emirados Árabes Unidos, a ministra Shamma Al Mazrui, campeã do Clima Juvenil da COP28, salientou a importância de capacitar os jovens para moldar as políticas climáticas.

 

“Quando os jovens têm um lugar à mesa e uma voz na tomada de decisão, 

tornam-se agentes de mudança. ”

(Shamma Al Mazrui) 

 

Direitos das Crianças 

O 9º dia da COP28 também contou uma mesa-redonda intergeracional “Do Mais Vulnerável ao Mais Valioso: Colocar os Direitos das Crianças no Coração da Ação Climática“.

A reunião focou em como as mudanças climáticas afetam desproporcionalmente as crianças e na necessidade de integrar as necessidades das crianças em todas as decisões da COP.

 

Lançamento do Movimento da Juventude Latino-Americana rumo à COP30

No painel de ‘Lançamento do Movimento da Juventude Latino-Americana rumo à COP30’, a ministra do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, Marina Silva, recebeu o prêmio ‘Megafone Ativismo’. 

Confira a declaração da ministra durante o evento!

https://www.youtube.com/watch?v=ASrKxReJDZE

Neste mesmo evento, Txai Suruí, liderança indígena, também prestou sua declaração sobre a importância do engajamento da juventude nas questões climáticas. Veja!

Manifesto ‘Por uma COP das Crianças em 2025, no Brasil’

O ativista colombiano de 14 anos, Francisco Vera Manzanares, liderou um apelo por uma abordagem mais centrada nas crianças durante a COP30. 

Ele leu o ‘Manifesto Por uma COP das Crianças em 2025, no Brasil’, destacando a necessidade de envolver as futuras gerações nas discussões cruciais sobre a emergência climática. 

Francisco ressaltou a urgência da situação, mencionando os impactos nos direitos das crianças devido a eventos extremos, e também propôs o desenvolvimento de ferramentas digitais para capacitar estudantes sobre direitos humanos e mudanças climáticas. 

Saiba mais nesta reportagem da Agência Jovem de Notícia.

“Não podemos mais ignorar que 1 bilhão de crianças em todo o mundo estão tendo suas vidas impactadas por eventos extremos, como enchentes, secas prolongadas, poluição e ondas de calor. Chegou o momento de reconhecer e incluir as vozes das crianças na COP, respondendo às suas dores, especialmente aquelas das mais vulneráveis: meninas, crianças pretas, quilombolas, ribeirinhas, periféricas e crianças com deficiências.”

Francisco Vera Manzanares

(Ativista Colombiano, 14 anos)

 

Diálogo Ministerial sobre Financiamento Climático

Nesta sexta-feira, 8 de dezembro, também aconteceu a segunda reunião de alto nível do Diálogo Ministerial sobre Financiamento Climático, focando no reforço da provisão e mobilização de financiamento climático. 

O encontro teve o objetivo de fortalecer a dinâmica política nas negociações, abordando:

  • Previsibilidade e entrega de financiamento climático;
  • Mobilização do financiamento climático de diversas fontes, instrumentos e canais;
  • Esforços para alcançar equilíbrio entre o financiamento de adaptação e mitigação.

 

 

Painel “Reinventando Cidades: Desbloqueando Ações para um Futuro Urbano Resiliente”

Como moldar cidades mais resilientes para enfrentar os desafios climáticos?

Outro destaque do 9º dia da COP28 foi o importante Painel “Reinventando Cidades: Desbloqueando Ações para um Futuro Urbano Resiliente“.

Neste painel, foi abordado o papel fundamental das cidades, onde mais da metade da população mundial reside, na busca dos objetivos do Acordo de Paris

Os temas discutidos foram: 

  • Planejamento integrado;
  • Governança em vários níveis;
  • Integração a processos internacionais;
  • Acesso a financiamento climático internacional, explorando maneiras de superar barreiras enfrentadas por centros urbanos.

O evento trouxe exemplos práticos do programa UrbanShiftt, financiado pelo Fundo Global para o Meio Ambiente (GEF) e liderado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em parceria com o World Resources Institute (WRI), C40 Cities, ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade , o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Banco Mundial e o Banco Asiático de Desenvolvimento (ADB).

No painel, Ana Asti, Subsecretária de Segurança Hídrica e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro, contribuiu com sua expertise nessa discussão enriquecedora.

Nosso diretor, Sérgio Myssior, que acompanhou presencialmente este importante painel, teve a oportunidade de conversar com Ana Asti. Confira!

 

“Apresentamos aqui hoje um estudo sobre a resiliência nas áreas urbanas, em especial o papel que as hortas urbanas podem ter nessas zonas, onde conseguimos oferecer não só qualidade alimentar, mas uma série de outros benefícios para garantir essa resiliência. Contei aqui o exemplo do projeto do Parque de Inovação Socioambiental da Rocinha”.

Ana Asti

 (Subsecretária de Segurança Hídrica e Sustentabilidade do Estado do Rio de Janeiro)

 

O Diretor of Global Advocacy ICLEI, Yunus Arikan, também participou deste painel. Veja a declaração dele!

Leia também: Planejamento Urbano e Ambiental: 17 passos para a construção de cidades mais sustentáveis e resilientes!

 

Saiba mais sobre o Programa global ‘UrbanShift’ 

O UrbanShift é um programa global que apoia cidades na adoção de abordagens integradas para o desenvolvimento urbano, construindo um futuro com baixas emissões de carbono e resiliente ao clima, onde tanto as pessoas quanto o planeta podem prosperar.

O UrbanShift busca transformar a maneira como as cidades se desenvolvem, garantindo um futuro habitável para todos, colaborando com mais de 20 cidades na Ásia, África e América Latina em projetos de desenvolvimento local.

Além disso, oferece treinamento e recursos para que as cidades possam redesenhar suas áreas urbanas, criando comunidades resilientes onde todos prosperam juntos.

 

Grupo Myr: Acompanhe nossas entrevistas exclusivas diretamente de Dubai! 

Hoje, nossos diretores, Sérgio Myssior e Thiago Metzker, também tiveram a oportunidade de conversar com mais autoridades presentes na COP28. 

Confira algumas entrevistas e depoimentos!

 

 

Confira também a Declaração da Ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, no evento ‘Youth’, no Pavilhão do Chile – União Latino-Americana pela COP 30! Co-construindo o caminho para o Brasil.

https://www.youtube.com/watch?v=ASrKxReJDZE

 

Neste mesmo evento, ‘Youth’, Txai Suruí, liderança indígena, também prestou sua declaração. Veja!

Almir Surui, outra liderança Indígena, também conversou com nossos diretores.Confira!

Braulio Díaz Castro, Gerente de Relações Institucionais e Advocacy do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade conversou com o Ministro das Cidades, com Jader Barbalho. Confira! 

Siga atualizado (a) sobre os principais debates da COP28 com a cobertura exclusiva do Grupo Myr!

Veja nossas divulgações em nosso blog e em nossas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook, YouTube e Podcast