Skip to main content

A última semana da COP27, Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, em Sharm El-Sheikh, no Egito, começa com expectativa para o acordo final.

Nesta segunda-feira, 14, os debates estão voltados a dois temas relevantes: ao acesso a recursos hídricos e também às questões de gênero, ou seja, como as questões climáticas se relacionam diretamente aos aspectos social, econômico, ambiental e cultural, especialmente no enfrentamento às desigualdades sociais e fragilidades estruturais, impactando de forma diferente homens e mulheres.

Além disso, outra grande expectativa é quanto à chegada do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, que embarcou hoje ao Egito. A primeira viagem internacional do presidente eleito tem suscitado forte expectativa em relação ao fortalecimento da agenda do clima e do multilateralismo, subsidiando o protagonismo brasileiro no debate sobre emergência climática e na implantação das ações de mitigação, adaptação, colaboração e incremento do financiamento climático. 

A agenda oficial de Lula na Cúpula do Clima da ONU, a partir desta quarta-feira, 16,  inclui reuniões com chefes de Estados, encontro com governadores do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, além de pronunciamento na área das Nações Unidas.

Assim, as políticas ambientais e de justiça climática estão entre os grandes desafios para o novo governo a partir de janeiro de 2023. Será preciso enfrentar com urgência a questão do aumento sucessivo do desmatamento na Amazônia registrado nos últimos anos.

Diretamente do Egito, nossos diretores Sérgio Myssior e Thiago Metzker seguem acompanhando a cúpula da ONU como observadores internacionais e parceiros estratégicos do ICLEI e de veículos de comunicação brasileiros. 

Confira o que foi destaque neste 8° dia da conferência global, na tradução das discussões mais importantes do maior evento mundial sobre a mudança do clima, feita por nossos diretores do Grupo MYR e do IBAM!

COP27 8° dia: Expectativa para o relatório final da Conferência do Clima

Esta semana da COP27 é decisiva quanto às negociações sobre o financiamento climático para a formalização do relatório final da Conferência do Clima. 

Mas já se antecipa um sentimento de frustração, pois houve pouco avanço até o momento, principalmente sobre a questão de compensar financeiramente os países pobres, os mais prejudicados pela crise climática.

No entanto, a presidência da COP está otimista para que as negociações sejam concluídas a tempo, ou seja, até a próxima sexta-feira, 18, quando termina a conferência mundial.

Simon Stiell, chefe climático da ONU, inclusive, fez um apelo para que os negociadores usem seu tempo restante no Egito para “construir a ponte necessária”, segundo ele, com o objetivo de progredir na meta de um aquecimento global máximo de 1,5°C, estipulada pelo Acordo de Paris, e também em medidas concretas de adaptação, financiamento climático e perdas e danos.

COP27 8° dia: Gênero e Água em foco

A segunda semana da COP27 abriu com foco no Gênero e na Água.

Entre as diversas preocupações com o meio ambiente está a escassez da água. 

Estimativas da ONU apontam que cerca de 2,2 bilhões de pessoas sofrem com a escassez. Isso representa pelo menos 80% das doenças e das mortes para as pessoas que não têm saneamento básico, ou seja, água imprópria para o uso.

O direito das mulheres foi outro tema relevante discutido nesta segunda-feira, 14. Segundo pesquisas apresentadas na COP27, as mulheres estariam mais suscetíveis a tragédias climáticas.

ICLEI LGMA Pavilion: Segurança Energética e Meio Ambiente

O painel “Achieving Energy Security, Sovereignty/Independence and Sustainability with Renewables focused Local Action” ou, em português, “Alcançar a Segurança Energética, Soberania/Independência e Sustentabilidade com Ação Local focada em Renováveis” contou com a participação de Alexandre Sion, advogado e diretor jurídico do ICLEI América do Sul.

No evento, Alexandre Sion abordou a necessidade de conciliar a preservação ambiental e o desenvolvimento de projetos de energias renováveis, garantindo, assim, que o Brasil receba os recursos e os investimentos necessários para ampliar a sua matriz de energia renovável.

Alexandre Sion, advogado e diretor jurídico do ICLEI AMÉRICA DO SUL

Confira a entrevista exclusiva do nosso diretor, Sérgio Myssior, com o Alexandre Sion sobre o desafio de implantação de projetos de infraestrutura no Brasil, como o de energia renovável:

Painel “Financiamento Climático: O papel da cooperação internacional para o desenvolvimento de baixas emissões na Amazônia”

Nesta segunda, nosso diretor também acompanhou as discussões do painel “Financiamento Climático: O papel da cooperação internacional para o desenvolvimento de baixas emissões na Amazônia”, no pavilhão do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal.

Na oportunidade, Sérgio Myssior entrevistou o secretário especial de articulação social da Secretaria de Governo da Presidência da República, Marcos de Araújo.

Entrevista com Marcos de Araújo, secretário especial de articulação social da Secretaria de Governo da Presidência da República

“A parceria de financiamento é fundamental. Para o desenvolvimento sustentável, nós precisamos de um apoio financeiro”, enfatizou Marcos.

O secretário também adiantou que o governo federal vai lançar, nesta terça-feira, 15, na COP27, a Agenda Brasil Mais Sustentável.

Acompanhe a entrevista exclusiva com o secretário Marcos de Araújo:

 Ingresso do Estado do Espírito Santo à Rede de Governos Locais pela Sustentabilidade

No pavilhão da Governança Multinível, nesta segunda-feira, 14, o Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo, anunciou o ingresso do Estado do Espírito Santo à rede de governos locais pela sustentabilidade.

“O governador Casagrande é hoje o líder, o presidente do consórcio dos 26 Estados brasileiros e o Distrito Federal para as questões ambiental e climática. Então, essa liderança vai permitir mais compromisso, uma perspectiva para o próximo governo encontrar Estados comprometidos com a agenda climática, e, portanto, uma perspectiva de implementação nos 5.570 municípios brasileiros de uma maneira mais concreta”, enfatizou Rodrigo.

Confira a entrevista exclusiva com o Secretário Executivo do ICLEI América do Sul, Rodrigo Perpétuo:

Rodrigo participou ainda do painel “Cidades Verdes Iberoamericanas”, organizado pela Prefeitura de São Paulo.

Entrevista com Ronaldo Barquete, diretor do InvestMinas

Em entrevista exclusiva, Ronaldo Barquete, diretor do InvestMinas, falou sobre o protagonismo de Minas Gerais em desenvolvimento de projetos verdes e na atração de investimentos sustentáveis.

Acompanhe a entrevista:

Deputada Federal Indígena eleita por MG, Célia Xakriabá

Neste 8° dia de evento, o painel “Iberoamerican Green Cities” ou “Cidades Verdes Iberoamericanas” também contou com a participação da primeira deputada federal indígena eleita por Minas Gerais, Célia Xakriabá.

“Não existe falar das soluções das mudanças climáticas se não existir um compromisso também para pensar o financiamento para vários biomas. A Amazônia por si só não vai salvar a humanidade. É importante reconhecer também a Mata Atlântica, que sofre com o desmatamento devido à pressão agrícola e da mineração”, enfatizou a deputada.

Confira a nossa entrevista exclusiva com a deputada federal Célia Xakriabá:

Fafá de Belém cantou na COP27

Ainda nesta segunda, a Fafá de Belém fez uma participação especial na COP27, cantando no Pavilhão Consórcio Interestadual da Amazônia Legal.

Brasil Climate Action Hub: Marina Silva articula novas parcerias

Hoje, Marina Siva, deputada federal eleita e ex-ministra do Meio Ambiente, continuou articulando mais parcerias, desta vez, com representantes do Governo da Noruega. A intenção é trazer o Brasil de volta ao jogo climático. 

Em entrevista à BBC News Brasil, Marina Silva se mostrou otimista. “Todas as lideranças com quem conversei sinalizaram que têm interesse em aumentar a cooperação com o Brasil. Nós somos o maior país da América Latina. Temos um papel importante no terreno da geopolítica e o mundo tem consciência disso. Sabe que a gente vive uma crise econômica, social e política e está muito solidário em ajudar o Brasil nesses quatro anos”, disse.

Continue acompanhando nossa cobertura da COP27 por aqui, em nosso blog, e em nosso Instagram.

MYR na Mídia – COP27

Acompanhe aqui as publicações da Myr nas mídias dos nossos parceiros.