Skip to main content

Cooperação Internacional e Financiamento para Adaptação Climática no Segundo Dia da COP29

No segundo dia da COP29, em Baku, o foco esteve na intensificação da cooperação internacional e no aumento de recursos para ações de adaptação climática. Representando o Grupo MYR e o Instituto Bem Ambiental, Sérgio Myssior e Thiago Metzker participaram das discussões de alto nível na Blue Zone. Um dos destaques foi a segunda edição do Minas Day, abordando a transição para uma economia de baixo carbono em Minas Gerais.

“A participação crescente de empresas na agenda climática reforça a importância da ESG como fator central para reputação e competitividade. Estamos diante de uma nova economia verde e sustentável, cheia de oportunidades para o setor corporativo,” afirma Sérgio Myssior. Ele observa que a adaptação ao novo cenário pode impactar o PIB global em até 20%, o que torna a COP29 um espaço importante para conectar-se a iniciativas de financiamento para uma economia de baixo carbono.

Destaques do Minas Day: Barragens e Energias Renováveis

O governador Romeu Zema ressaltou o progresso de Minas Gerais na área ambiental, destacando ações como o descomissionamento de barragens e a multiplicação da capacidade de energia fotovoltaica no estado. Com exemplos de políticas e investimentos em energia renovável, o Minas Day reforçou o compromisso do governo em alcançar a neutralidade de emissões até 2050.

🎥1 – Entrevista Romeu Zema com Thiago

🎥2 – Entrevista Romeu Zema com Sérgio

Compromisso de Descarbonização da Cemig

No evento, a Cemig firmou um compromisso de descarbonização até 2040. O presidente da companhia, Reinaldo Passanezi, ressaltou os esforços em reduzir emissões no setor elétrico e destacou iniciativas como a instalação de medidores inteligentes e redes de baixa tensão (BTzero), visando reduzir emissões de CO2.

🎥Entrevista com Reinaldo Passanezi – Presidente da CEMIG

Resíduos e Mudanças Climáticas

Em uma entrevista, o professor Paulo Guerra, da Fundação Dom Cabral, destacou a importância da gestão integrada de resíduos sólidos no contexto das mudanças climáticas. Segundo ele, o gás metano gerado em aterros pode ser aproveitado para gerar energia, reduzindo tanto a poluição quanto os custos de produção energética.

🎥Entrevista com Paulo Guerra – Professor da Fundação Dom Cabral

Participação do Grupo MYR neste dia:

🎥Coluna Paulo Navarro

🎥Matéria O Tempo

🎥Rede Minas

🎥O Tempo

🎥Entrevista com Carolina Pasquali – Diretora Executiva Greenpeace 

🎥Entrevista com Paulo Guerra – Professor da Fundação Dom Cabral

🎥Entrevista Marília Melo

🎥Entrevista Marília Melo no O Tempo

Diálogos da COP: Veja o boletim do Grupo Myr neste 2º dia!

Jornada Rumo à COP30 é com o Grupo MYR!

Aqui no Grupo MYR, estamos comprometidos com a agenda global de mudanças climáticas

Por isso, nossos diretores, Sérgio Myssior e Thiago Metzker, marcam presença ativa nas conferências climáticas da ONU desde a COP26, e já estão no Azerbaijão como observadores internacionais da ONU, produzindo conteúdo analítico sobre o evento, e participando de paineis e debates, que ocorrem simultaneamente às negociações entre os 198 países.

Junte-se a nós nesta missão por um futuro sustentável e pela transformação climática!

Nosso grupo é especializado em soluções ESG de classe mundial e está comprometido em apoiar essa transição para cidades de baixo carbono, assim como na jornada de descarbonização nas empresas.

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das grandes discussões mundiais:  LinkedIn, Instagram, Facebook, YouTube e Spotify.