Skip to main content

Brasil Apresenta NDC para Reduzir entre 59% e 67% de Emissões de Gases do Efeito Estufa até 2035

O terceiro dia da Conferência das Mudanças Climáticas da ONU (COP 29), que reúne representantes de cerca de 200 países em Baku, no Azerbaijão, foi marcado pela apresentação na Cúpula de Ação Climática dos Líderes Mundiais, das futuras metas assinaladas por cada nação perante o desafio de reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa, as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDC, na sigla em inglês). O objetivo é manter o aquecimento global do planeta limitado a 1,5°C até o fim do século 21. E a NDC do Brasil foi a de reduzir suas emissões entre 59% e 67% até 2035, tomando como base os níveis de 2005.

Num documento de cerca de 50 páginas, no entanto, não detalhou como vai adotar medidas e ações para chegar à meta. Para o urbanista Sérgio Myssior e o biólogo Thiago Metzker, à frente do Grupo MYR – Soluções em ESG -, e do Instituto Bem Ambiental (IBAM), que acompanham o debate direto de Baku, no Azerbaijão, com observadores internacionais convidados pela ONU, a meta é desafiadora.

Para Myssior, o país tem toda a condição de apresentar propostas concretas, pavimentando o caminho para uma COP 30 em 2025, a ser realizada na Amazônia, em Belém (PA), com foco na implementação do que for apresentado agora, em 2024.

“O país já está desenvolvendo o Plano Clima, que servirá como guia da política climática brasileira até 2035; lançou o Pacto pela Transformação Ecológica, entre os três poderes, e convoca todos os atores, inclusive a sociedade civil, para que juntos participem. Nos âmbitos locais, é essencial que governos estaduais e municípios se envolvam de verdade em ações práticas de mitigação e adaptação climática, para passarmos a desenvolver a justiça ambiental em nossas cidades, ruas e bairros. Por isso, precisamos de medidas concretas e participativas”, reforça o urbanista.

Transparência e Responsabilidade

“O secretário-geral da ONU, António Guterres, fez declarações contundentes para que a COP 29 consiga derrubar os muros do financiamento climático e que os países em desenvolvimento não saiam de mãos vazias de Baku”, avalia o biólogo Thiago Metzker, em um balanço do terceiro dia de COP 29. De acordo com o especialista, o chefe da ONU indicou cinco grandes elementos essenciais para o sucesso das negociações. Um deles está relacionado ao aumento significativo do fluxo de recursos públicos concessionais.

Inovações Sustentáveis Na Pauta Da Cop

Myssior e Metzker participaram também do Climate Action Innovation Zone, um importante encontro sobre inovações sustentáveis, que integra a programação da COP 29. “Uma das pautas discutidas neste encontro é o ordenamento denominado PRI – Princípios para o Investimento Responsável, que foi desenvolvido durante os cerca de dois anos que se seguiram ao anúncio do secretário-geral da ONU, em Nova York, demonstrando o engajamento de mais de 400 instituições financeiras, que representam mais de 15 trilhões de dólares em ativos, na Agenda ESG”, ressalta Myssior.

 

Participação do Grupo MYR neste dia:

🎥 Jornal O Tempo

🎥Consórcio Interestadual Amazônia Legal

🎥 Matéria O Tempo – Cooperação internacional e recursos para ações de adaptação climática marcam o segundo dia da COP

🎥 Matéria O Tempo – Minas Gerais apresenta ferramenta para monitorar mudanças climáticas e cumprir metas ambientais

🎥 Jornal Diário do Comércio – COP 29: Países em desenvolvimento esperam novo fundo bilionário para enfrentar crise climática

🎥Jornal Estadão – Mudanças climáticas impactam a qualidade de vida

🎥 TV Rede Minas

🎥 TV O Tempo

Diálogos da COP: Veja o boletim do Grupo Myr no 3º dia da cupula!

Jornada Rumo à COP30 é com o Grupo MYR!

Aqui no Grupo MYR, estamos comprometidos com a agenda global de mudanças climáticas

Por isso, nossos diretores, Sérgio Myssior e Thiago Metzker, marcam presença ativa nas conferências climáticas da ONU desde a COP26, e já estão no Azerbaijão como observadores internacionais da ONU, produzindo conteúdo analítico sobre o evento, e participando de paineis e debates, que ocorrem simultaneamente às negociações entre os 198 países.

Junte-se a nós nesta missão por um futuro sustentável e pela transformação climática!

Nosso grupo é especializado em soluções ESG de classe mundial e está comprometido em apoiar essa transição para cidades de baixo carbono, assim como na jornada de descarbonização nas empresas.

Siga-nos nas redes sociais e fique por dentro das grandes discussões mundiais:  LinkedIn, Instagram, Facebook, YouTube e Spotify.